Huacachina - um oásis num deserto de Ica no Peru e o paraíso das Islas Ballestas


  Peru, Ica, Paracas  5139 visualizações

Lá cheguei, e me perguntei, cadê as dunas? Estava escuro não se via nada, mas elas estavam lá. Ao amanhecer pensei que fosse uma miragem do deserto do Saara, mas não elas eram enormes, reais, imponentes, num pequeno deserto, pequeno sim, mas encantador. E no lugar de camelos, muitos bugs onde cabem até doze pessoas. E diz uma das lendas que uma princesa chorou tanto ao perder seu amor que se formou um lago e até hoje se ouve seus lamentos. Na língua quichua Huaca china significa mulher chorando. Bem, não eu não ouvi lamentos neste oasis, mas vi pessoas felizes, dançando e curtindo este roteiro onde poucos incluem quando visitam o Peru. 

Huacachina é um pequeno vilarejo, com um lago no meio, com comércios  (ótimos restaurantes ) em volta e tudo rodeado por elas: as grandes dunas de areia, um espetáculo a parte. Possui muitas árvores também.

De Lima para Ica, dá uns 300 kilômetros, segui de ônibus via Cruz Del Sur, uma das maiores e melhores empresas de ônibus. Comprei as passagens antecipadas pela internet no site da empresa. Foram 04 horas e 30 minutos de viagem. Da rodoviária até Huacachina são aproximadamente 10 minutos de carro, embora barato negocie antes o valor do taxi. Nos aconselharam a pegar taxi de carros maiores, como se houvessem muito clandestinos no meio, e é fato que tem muitos carros velhos que podem comprometer a segurança, mas quando me avisaram eu já tinha andado em vários tão pequenos que mal cabiam as malas, parecia o carro do Mr Bean e não tive problemas.  

Passei uma noite e um dia neste oásis natural de Huacachina,  e um dia conhecendo Paracas e Islas Ballestas.                                                                                                                                                       

Veja os valores, datas e horários no site:  www.cruzdelsur.com.pe/

Aconselho comprar o lugar vip, pois é bem confortável, fica no primeiro piso, são ônibus de dois andares, as poltronas desta área vip são mais reclináveis e com bancos de couro. O serviço de bordo é bom, servem lanches que estão inclusos na passagem, mas vendem salgadinhos, refrigerantes e sucos.

Me hospedei no Hotel Mossone ( 1920 ) um dos únicos hotéis sobrevivente da época, que fica dentro do oásis e manteve seu estilo antigo. Os quartos são confortáveis e limpos. Tem uma área comum grande com bancos, onde se vê rodeados por dunas. O restaurante é ótimo. Não deixe de provar o ceviche.

O clima.... Ica tem um clima quente do deserto, com temperaturas que podem ultrapassar 30 graus no verão com ventos fortes.

Os dias de inverno em Ica são secos e ensolarados, e as noites de inverno são mais frias entre  7 e 8 graus. Se você não quer dias de sol ardente, você pode escolher o inverno para a sua viagem. Na primavera os termômetros podem chegar a 28 graus, costuma ser bem  quente,  mas é  a  melhor época para se viajar para lá. Fui no inverno e durante o dia estava mais fresco.

As estações do ano: Primavera de 01 setembro a 30 de novembro,  verão de 01 dezembro a 28 de fevereiro, outono de 01 março a 31 maio e o inverno de 01 junho a 31 agosto.

Saí de Huacachina às 7hs da manhã para conhecer Islas Ballestas, fechei o passeio no hotel, hoje em torno de 93,00 soles. http://www.dolarhoje.com.br/cotacao-sol-peruano/
 
Percorremos de van uns 75 kilômetros até chegar em Paracas.
 
Paracas é uma cidade pequena, parece um vilarejo, com alguns restaurantes e comércios, mas as Islas Ballestas são fantásticas. 
 
A Reserva de Paracas é uma zona protegida, possui um dos ecosistemas mais importantes do mundo, é patrimônio mundial da humanidade pela Unesco.
Para chegar neste encantador arquipélago você pega um barco no porto de Paracas, onde se paga uma taxa de preservação que hoje deve estar em torno de 10,00 soles por pessoa.
Os barcos tem guias que geralmente falam dois idiomas e explicam ao longo do caminho sobre os animais que lá habitam, a história do lugar, as lendas ( como a do desenho de um candelabro, que não se sabe ao certo quem e com foi feito).
 
Primeiro você só vê mar, mar e mar, e às vezes vê um lobo marinho na água. Estava frio e nublado, é bom se agasalhar e aconselho levar uma blusa impermeável, pois pode molhar um pouco durante o passeio. Após uns 30 minutos você começa a avistar as maravilhosas ilhas com suas perfeitas formações rochosas, lobos marinhos, pinguins, pelicanos, golfinhos e muitas aves, mais de 200 espécies, o cheiro não é dos melhores, visto o guano (fezes)  das múltiplas colônias de aves marinhas, mas, vale a pena este passeio.
Este guano é retirado e vendido como adubo.

Está indo para o Peru? Inclua estes exóticos passeios no seu roteiro e não se arrependerá. Se eu iria de novo? Certeza que sim.

 

Flaviane Moraes adicionou foto de Peru,Ica,Paracas Foto 1Flaviane Moraes adicionou foto de Peru,Ica,Paracas Foto 2

Flaviane Moraes adicionou foto de Peru,Ica,Paracas Foto 3Flaviane Moraes adicionou foto de Peru,Ica,Paracas Foto 4

Flaviane Moraes adicionou foto de Peru,Ica,Paracas Foto 5Flaviane Moraes adicionou foto de Peru,Ica,Paracas Foto 6

 Flaviane Moraes adicionou foto de Peru,Ica,Paracas Foto 7

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Vera Helena

Vera Helena comentou 7 anos atrás

Estava com medo de ser longe demais de Lima. Obrigada, agora vi que este seu roteiro é super viável!!! Super!!!

Laura Sette (7 Cantos do Mundo)

Laura Sette (7 Cantos do Mundo) comentou 7 anos atrás

O Peru é demais, né, Flaviane?! Curti muito Huacachina e as Islas Ballestas também! Escrevi sobre Huacachina em meu blog também: http://7cantosdomundo.com.br/huacachina-um-oasis-no-deserto/ hehe :) Bjos!

Flaviane Moraes

Flaviane Moraes comentou 7 anos atrás

Vera, se decidir ir compre as passagens antecipadamente pela internet, quando fui restavam poucas pelo site, então você imprimi os tickets e leva nas rodoviárias da Cruz Del Sur para trocar pelas passagens.

Flaviane Moraes

Flaviane Moraes comentou 7 anos atrás

Amei os lugares que fui no Peru Laura Sette, quero voltar lá em outros roteiros....

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Deseo que vos tenga el cultura en tu raiz y que te gusta conocer la historia del la place.

Flaviane Moraes

Flaviane Moraes comentou 7 anos atrás

Gracias Fernando!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Peru, Ica, Paracas,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.