Cresce interesse dos viajantes brasileiros por meios de transportes alternativos


  Brasil  2202 visualizações

Viajar não importa como. Esse é o lema de todo bom viajante. Se a crise econômica ou o calendário apertado podem atrapalhar um pouco os planos, o viajante de carteirinha dá um jeito de sair de casa. E isso parece estar cada vez mais comum no Brasil. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo divulgada neste mês, 8% dos brasileiros têm preferência a viajar por meios alternativos de transporte, como motorhome, vans e micro-ônibus. Em 2015, esse índice era só de 2,6%.

Aos que buscam trajetos de vans e micro-ônibus, uma boa notícia. Não há mais a limitação de 540 km para o percurso, incluindo ida e volta. Na prática, muitos organizadores de excursões ultrapassavam esse limite, até porque em 270 km não se chega a muitos lugares no Brasil, um país de dimensões continentais. Agora, porém, as viagens podem ser feitas sem nenhum temor de fiscalização.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 1

Um motorhome é uma casa itinerante em um trailer motorizado. Muita gente compra para viajar no final de semana ou nas férias, mas existem viajantes mais radicais que adquirem o motorhome como residência permanente. Fazer viagem de motorhome nos Estados Unidos é mais comum, mas, como indicou a pesquisa, o interesse em viajar de motorhome no Brasil está crescendo ano a ano. É comum ver relatos de viajantes mais jovens querendo fazer viagem de motorhome pela América do Sul, o que também é uma ótima pedida. O preço, no entanto, não é nenhuma pechincha: cada veículo custa por volta de R$ 50 mil.

A viagem de avião continua como uma das melhores opções, principalmente se bem planejadas e com preços de passagens mais baratos. Atualmente 70 milhões de passageiros por ano realizam um voo doméstico no país, apesar de a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ter registrado queda na procura nos últimos sete meses.

Viajar de trem no Brasil continua sendo a maior carência. O sistema é praticamente inexistente por aqui, a não ser em pequenos trajetos turísticos, como o trem que sai da estação da Luz, no centro de São Paulo, e leva até a histórica vila de Paranapiacaba, em Santo André, que abriga o Festival de Inverno.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 2

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.