Como saber o que posso ou não levar no avião


 Brasil, Europa, América, África, Oceania, Ásia  

Malas são sempre um assunto que causam dúvidas e dor de cabeça aos viajantes. Já falamos aqui sobre como agir em caso de a mala ser extraviada. Demos, também, dicas para organizar a mala de maneira que as roupas ocupem o menor espaço possível. Nesta semana o "Fique Esperto" vai falar sobre o que pode e o que não pode levar em uma viagem de avião.

As regras não são unificadas em todos os países, por isso, para voos internacionais é preciso consultar a legislação do país que estiver indo. No Brasil, todas as normas são definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e podem ser consultadas no site do órgão.

Os itens proibidos em uma mala despachada soam um tanto engraçados. Armas, munições, explosivos, dispositivos de alarme, gases, inflamáveis, substâncias tóxicas e radioativas, materiais magnéticos e agentes biológicos estão entre os itens vetados.

Na mala de mão, nem pense em levar um taco de beisebol. Armas (mesmo as de brinquedo), munição e pistolas de choque, como já se pode imaginar, também estão negados. Qualquer objeto cortante, como estiletes, facas, canivetes e tesouras com pontas serão barrados. Substâncias químicas, tóxicas e inflamáveis, nem pensar. Instrumentos musicais precisam ser despachados.

Agora vamos à parte boa: o que pode ser levado, pelo menos nos assentos do avião. Eletrônicos em geral, como celulares, notebooks e videogames portáteis não sofrem restrição. Guarda-chuvas, bengalas, raquete de tênis, pau de selfie e líquidos também estão liberados. A informação interessante, no entanto, vem agora: isqueiros de até 8 cm ou uma caixa de fósforo podem subir com o viajante. Isso mesmo.

Se você tiver filhos (leia mais aqui sobre como é viajar com crianças), as companhias transportam gratuitamente carrinhos para crianças menores de dois anos. Algumas só o permitem como bagagem especial despachada.

A companhia aérea demora muito para passar a comida e quero levar algo para tapear a fome, posso? Sim, lanches, salgados, chocolates, frutas podem ser levados.

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Europa,América,África,Oceania,Ásia Foto 1

E animais, o que faço com eles? Já tratamos neste post, mas, sim, seu pet poderá viajar com você tranquilamente. Basta seguir uma série de procedimentos.

A respeito do peso, em voos domésticos cada passageiro pode transportar, sem taxa, 23 kg em até dois volumes nas malas a serem despachadas. Nos voos internacionais, o padrão adotado no Brasil é o da franquia por peça (até dois volumes de 32kg cada). Em ambas situações, a companhia aérea decide a taxa a ser cobrada se ultrapassar esse peso.

Já as malas de mão não podem exceder 5 kg. Além disso, a soma de suas dimensões (comprimento, largura e altura) precisa ter no máximo 115 cm. Mesmo que você já esteja dentro do avião, o comissário de bordo pode reter algum item que entenda estar em desacordo com as regras da aviação civil.

Não esqueça da regra para líquidos em voos internacionais: no máximo 100 ml. Nada de comprar um perfume caro e maior que isso, pois as autoridades aeroportuários irão jogá-lo no lixo sem dó nem piedade.  

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem - Laís comentou 6 meses atrás

E em voos internacionais não adianta ir com o frasco de shampoo de 300 ml e alegar que só tem 100ml.. São frascos que comportem até 100ml. Normalmente estão liberados até 10 frascos, desde que fiquem bem acondicionados em um saco plástico transparente de tamanho 20x20cm (quase impossível rsrs).. Mas convenhamos que com uns 5 frascos já dá pra resolver bem a vida..


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.