Como levar tudo o que você ama na mochila sem ganhar uma lordose lombar


  América, Europa, Ásia, Oceania, África  2671 visualizações

Analúcia Batista adicionou foto de América,Europa,Ásia,Oceania,África Foto 1

Você ama livros e tem prateleiras e mais prateleiras cheia deles na sua casa e a ideia de sair pelo mundo e não poder carregar pelo menos alguns dos livros que você lê com frequência ou de não ter acesso a livros escritos em português para poder comprar durante a sua viagem te dá arrepios.

E música? Você ama música e não sabe quais escolher para criar a sua playlist. Acha que se colocar todas as músicas que ama no celular não vai sobrar espaço para tirar fotos.

Pensou em comprar uma pasta para carregar todos os documentos que você acha que pode vir a precisar durante a viagem e ficou imaginando o que você iria fazer caso algum documento importante sumisse.

Enfim, sair por ai sem lenço nem documento é uma opção bem light, mas se você é um tipo de pessoa mais apegada a alguns itens pessoais ou muito preocupada em estar com tudo sobre controle, essas questões podem se tornar um pequeno pesadelo no planejamento da sua viagem. Um pesadelo só até a segunda página. Eu estou usando e abusando do uso da NUVEM para criar soluções para todas as questões acima.

Vou começar falando sobre como eu vou levar absolutamente TODAS as músicas que eu tinha em CD comigo e não vou fazer nem uso de um HD externo e nem vou ocupar espaço no meu celular. Fica ligado no truque.

A uns dois anos atrás eu comecei uma epopeia que foi a de transformar todas as músicas que eu tinha em CD em MP3 e depois enviar essas músicas para um sistema de nuvem. Uma vez que todas as músicas estavam na nuvem eu poderia escuta-las no meu celular sem precisar fazer o download delas.

Eu fiz isso por dois motivos. O primeiro é que eu não escutava mais as músicas que eu tinha em CD e só ouvia as músicas que eu comprava e baixava no meu celular. Então eu tive a ideia de usar o sistema do Google Play Music onde é possível ouvir faixas via streaming, armazenar álbuns de forma gratuita em nuvem (até 20 mil músicas) e comprar músicas através da ferramenta. Uma vez que todas as minhas músicas estavam no Google só foi preciso baixar o aplicativo no celular e no tablet, me logar com a conta do Google e escutar as minhas músicas, que estão disponíveis via streaming enquanto eu tenho acesso a internet, mas caso eu queira escuta-las off-line eu posso baixar para o celular. O importante é que todas as músicas estão sempre disponíveis onde eu estiver e quando eu não quero mais escutar uma determinada música eu posso apagá-la do celular, mas ela ainda vai estar na nuvem para quando eu quiser ouvir. E esse foi o segundo motivo para eu colocar as minhas músicas na nuvem, para poder ter acesso a todas em qualquer lugar do mundo.

Eu ainda aproveitei que havia transformados todos os meus CDs em MP3 a fiz um backup em um HD externo que eu não vou levar na viagem, mas uma vez que eu doei todos os meus CDs, achei melhor pelo menos ter as músicas salvas nesse HD.

Outra solução powered by Google foi o de utilizar o sistema Google Drive para armazenar todos os meu documentos.

Analúcia Batista adicionou foto de América,Europa,Ásia,Oceania,África Foto 2

O Google Drive também é um sistema de nuvem que tem as mesmas funções do pacote Office do Windows. Você pode criar documentos de textos tipo Word, planilhas como no Excel, apresentações em Power Point, pode transformar textos em PDF, criar desenhos e outras funções que não são tão usadas no dia a dia, mas podem ser bem úteis. Além de poder criar esses documentos você também pode subir arquivos que você já tem no seu computador e criar pastas para organizar tudo. 

Tudo fica disponível para acesso em qualquer lugar, incluindo no celular e no tablet, basta instalar o app para ter acesso tanto online quanto off-line. Importante salientar que para acessar off-line é necessário fazer a configuração desse tipo de acesso em cada documento. No computador também é possível fazer o acesso off-line instalando o aplicativo. Desta forma é possível atualizar a sua planilha de custos da viagem enquanto está no avião ou no ônibus indo de um lugar a outro.

Eu uso o Google Drive para criar documentos com informações de login e senhas que eu não uso todos os dias, mas sempre que eu preciso delas eu quero de forma rápida. Também organizo documentos com dicas de viagens que eu sei que vou usar em algum momento, além de fotos e PDF de todos os meus documentos oficiais.

Antes de começar a viagem eu "digitalizei" (tirei fotos) de todos os meus documentos. Tanto dos documentos que eu estou levando quanto dos documentos que irão ficar. Estão guardadas no Google Drive, fotos do RG, CPF, carteira de habilitação, certidão de nascimento, título de eleitor, passaporte e vistos, receitas médicas, receita de óculos e carteiras de vacinação.

E por falar em fotos de documentos vou falar como eu faço o backup das minhas fotos tiradas pelo celular ou pelo tablet de forma automática e rápida.

E adivinha o que eu uso para fazer isso? É claro, o Google. Eu uso o Google Photos para fazer o backup das fotos que eu tiro pelo celular. O que eu gosto nesse sistema de nuvem é que ele faz o backup automaticamente assim que o meu celular está conectado no wifi, sem a necessidade de abrir o aplicativo. Outro fator muito positivo é o espaço que cada conta tem na nuvem que é absurdamente gigante e cabe muitas fotos e muitos vídeos.

Para ter esse sistema funcionando no seu celular, basta instalar o aplicativo. E uma vez que as fotos já estão no Google Photos você poderá acessá-las do qualquer computador, tablet e até de outro celular, é só fazer o seu login da conta do Google e pronto.

E como fotos e vídeos ocupam um grande espaço você pode apagar as fotos do celular assim que elas vão indo para a nuvem. Sem medo de ser feliz e de tira muitas fotos para poder fazer inveja aos seus amigos no facebook.  Afinal de contas é para isso que a gente viaja.

E finalmente vamos falar sobre livros.

Analúcia Batista adicionou foto de América,Europa,Ásia,Oceania,África Foto 3

Nesse item não existe muitas novidades e as palavras chaves para resolver essa questão são "Readers" e "E-books". Já percebemos ao longo deste texto que os acessórios de um viajante são computador, smartphone e tablet e também pode ser incluído o Kindle. Não necessariamente todos juntos, mas pelo menos um deles vai conseguir te ajudar muito.

Eu me desfiz de quase todos os meus livros. Só não doei os meus livros de culinária, mas todos os outros eu não mantive nas prateleiras e aqueles que eu mais gosto eu comprei a versão em e-book. Alias já fazia um tempo que eu só comprava livros nessa versão, exatamente para poder ter todos os livros e guias de viagem no tablet e para que eu pudesse leva-los para onde eu fosse sem pesar uma grama a mais na mochila.

Eu sei que fiz muita propaganda do Google neste post, mas eu realmente utilizo todos esses serviços e tenho bons motivos para recomendar. Um deles é porque esses sistemas são inteligentes, funcionam e ajudam muito. Outro motivo é que com somente um login e uma senha eu tenho acesso a tudo isso que eu descrevi acima e isso não tem preço. Todo mundo sabe o quanto é chato ter um login e uma senha para cada sistema e ter que se logar a toda hora e em uma viagem a última coisa que você vai querer se preocupar é com senha.

Essas são as minhas dicas e se você tem alguma dúvida ou quer também dar o seu pitaco e só deixar um comentário logo abaixo.

Um beijo, um browser e um aperto de mouse.

Ana

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

Boa sorte nessa sua jornada Analúcia. Gostaria de acompanhar. Não tenho muita vontade de colocar o pé na estrada sem destino, porque necessito de meu momentos de solidão no aconchego do lar, mas confesso que adoro acompanhar os viajantes que estão por ai, dando a volta ao mundo. Alguns apps eu não conhecia e podem ser uteis em minha vida de viajante que vai, mas que volta com frequência. :) beijos Ana

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Oi, Analúcia! Estou adorando suas dicas, sempre ótimas, práticas e descritas com muita clareza. Invejo-a! Tenho certeza que será uma viagem fantástica, e quero, sim, que continue a nos presentear com suas experiências. Um abração e que Deus a proteja.

Analúcia Batista

Analúcia Batista comentou 7 anos atrás

Oi Rute e Analuiza. Muito obrigada pelos comentário e por me desejarem uma boa viagem. Vou continuar os posts e espero ajudar a quem quer também fazer viagens sejam longas ou curtas.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, Europa, Ásia, Oceania, África,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.