Como levar meu cachorro ou meu gato numa viagem de avião?


 Aeroporto     Brasil  6947 visualizações

Já demos aqui no Dubbi dicas para viajar com seu pet no carro.

A seção "Fique Esperto" dessa semana vai falar sobre como levar pet no avião. Antes de começar a leitura, atenção: não faça disso uma rotina, pois o desconforto e o nível de estresse causado ao animal pode ser grande, principalmente se ele não conseguir ir na cabine de passageiros.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 1

Por isso, para quem vai levar o pet no avião é importante pensar na duração do voo. Quanto menor for, menos irritado o bichinho ficará. Nesse quesito, as viagens domésticas se destacam, pois o máximo que ele passará no confinamento será cinco horas. Para levar o pet no avião, também tem que se levar em consideração o tipo da viagem. Por exemplo, aproveite uma trip mais calma, como visitar um amigo ou parente, em que você vá se hospedar em uma casa, com mais conforto para o animal.  

Para levar o pet no avião, são muitas as especifidades e geralmente varia muito de companhia para companhia. Para saber em detalhes cada uma, acesse os links abaixo.

Levar cachorro no avião: TAM
Levar cachorro no avião: GOL
Levar cachorro no avião: Azul
Levar cachorro no avião: Avianca

Em linhas gerais, há limite de pesos para levar o pet no avião. Na cabine de passageiro, gira em torno de 10 kg, enquanto junto com as bagagens o limite é de até 50 kg. Outro aspecto que é preciso ficar esperto é se seu voo terá conexão. Em caso positivo, é preciso checar previamente com a outra companhia as condições de transporte dela, para não ficar no meio do caminho sem conseguir embarcar com seu cachorro ou gato. 

E quanto custa para levar cachorro ou gato no avião? Uma boa quantia. Em voos domésticos, as quatro companhias cobram a partir de R$ 200 por trecho, ou seja, ida e volta daria R$ 400 (dependendo da promoção, a passagem do pet pode sair mais caro do que a sua).

Animais prenhos ou que tenham feito trabalho de parto nas últimas 48 horas não são transportados pela TAM, mas podem ser levados por outras companhias. 

Os animais que vão como carga, ou seja, junto às demais bagagens (é meio estranho pensar no seu bichinho como uma carga, né?) precisam estar dentro de contâiners de fibra com espaço suficiente para eles darem um giro de 360º. Deve haver compartimento para água e comida, e o piso deve estar forrado com material que absorva os dejetos e ser à prova de vazamentos (os principais pet shops tem vários modelos que atendem a esses requisitos). 


DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 2

Outra dica para viajar com pet no avião é chegar com ainda mais antecedência ao aeroporto, para realizar todos os trâmites burocráticos da companhia aérea. Além disso, animais com incompatibilidade de raça (como cães e gatos) não poderão embarcar no mesmo voo. 

Se estiver viajando para o exterior e quiser levar o pet no avião é bom ter em mente que cada país tem sua própria legislação. Consulte as regras de entrada de animais por aeroportos, ligando para a embaixada no Brasil.

Em alguns países, para viajar de avião com cachorro é preciso que eles passem por um período de quarentena (período para garantir que não está com nenhuma doença). Porém, em outros destinos, se o cão estiver com tudo em dia, como carteira de vacinação, chip de identificação no caso de alguns destinos, atestado de saúde do veterinário e todos os outros documentos requeridos pela companhia aérea, você estará livre para levar o pet no avião!
DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 3

Posso viajar com animal de estimação no ônibus? Sim, também contamos nesse texto

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.