Como chegar em Machu Picchu: trem vs trilha :)


  Machu Picchu, Peru, América do Sul  6855 visualizações

Roberta Fernandes adicionou foto de Machu Picchu,Peru,América do Sul Foto 1

A primeira coisa que eu digo quando me perguntam sobre o Peru é que sua experiência no país não deve se resumir a Machu Picchu. Mesmo assim, confesso que a cidade perdida dos Incas foi o motivo principal de eu ter escolhido o Peru para fazer meu primeiro intercâmbio.

Há diversas formas de chegar lá, mas eu queria muito fazer a trilha. Eu fui em Julho, e muita gente diz que é a melhor época para visitar Machu Picchu, isso porque a estação de chuvas começa em Dezembro e vai até Março – Janeiro e Fevereiro são os meses mais críticos e a trilha chega a ser fechada.

É muito recomendado comprar o ingresso antes, principalmente quem quiser subir Huaynapicchu, aquela montanha bonitona que aparece no fundo da foto mais clássica de Machu Picchu, sabe? O acesso é controlado e só entra quem tiver o ingresso especial para subir. Um grupo sobe as 7 da manhã e outro as 10, e vale o mesmo para a montanha que fica do outro lado. Alguns amigos subiram essa outra e a vista é espetacular. Quem sabe na próxima…

-Como comprar o Ingresso

O ingresso você compra pelo site ou por alguma agência. O meu eu acabei pedindo para a agência comprar (incluindo Huayanapicchu) e paguei lá em Cusco, junto com o valor da trilha. 

-Como ir de trem

É só comprar o ticket no site da Peru Rail, lá tem tanto o round ticket quanto o one rail, o que eu comprei para voltar para Cusco.

São 3 trens, o Expedition, o Vistadome e o Hiram Bingham. O Expedition é o mais barato e o Vistadome é a opção mais confortável, mas ainda acessível.  Já o Hiram é a opção de luxo. Acabei comprando o Vistadome (só porque estava com um amigo, se não teria comprado o Expedition). A viagem é rápida, serviram um lanchinho tipo de companhia aérea e o serviço de bordo ficou por conta de umas gracinhas com música peruana e desfile de roupas de Alpaca – extremamente turístico e o tipo de coisa que você entra no clima, mas fica com vergonhazinha de estar ali.

-Como ir de trilha

Não é barato e nem todo mundo acha graça em demorar 4/5 dias para chegar, mas para mim tão importante quanto o destino, é o caminho. Depois de decidir ir de trilha você tem que escolher qual trilha você quer fazer:

– Inka Trail – Dura 2 ou 4 dias. É a mais conhecida, a que quase todo mundo faz! Tem que reservar com MUITA antecedência. O percurso é todo a pé e você dorme em barraca.

Salkantay – Dura 5 dias. Me disseram que é a trilha dos superlativos. A mais linda, a mais longa, a mais cara e dizem que é a mais difícil – e também a que eu mais queria fazer.

Inka Jungle Trail – Dura 3 dias e é a que eu fiz. Quando começei a reservar as coisas (em Abril/Maio) já não tinha mais a Inka Trail para as datas que eu precisava em Julho. Como eu estava estudando em Cusco e já tinha viagens marcadas antes de voltar para o Brasil, minhas datas não eram nem um pouco flexíveis. Por isso escolhi a Inka Jungle, que é mais barata e um pouco menos conhecida, além de incluir uma parte do percurso do primeiro dia de bike e os pernoites em hostels pelo caminho. Também dá para fazer rafting e zip-line (pagos à parte, para quem quiser acrescentar emoção).

No último dia é basicamente o mesmo caminho da Inka clássica e da galera que vai de ônibus/van para chegar em Águias Calientes. Nesse trecho você vai encontrar muitos viajantes, além do trem passando a cada tanto.

Eu fiz com a Lorenzo Expeditions, por conta da recomendação em um guia que eu tenho lá em casa.  Li boas review no Trip Advisor, reservei tudo com eles enquanto ainda estava no Brasil, confiei e deu tudo certíssimo – eles só fazem a Inka Jungle e a Salkantay.

Ah, eu fui sozinha, só para dizer que quem fala que não vai porque não tem companhia deveria inventar outra desculpa. Falta de companhia absolutamente não é motivo pra não ir, a experiência é SUA – e isso vale pra qualquer destino no mundo.

Depois conto como foi a trilha!

Besos,

Robi

PS: Tem mais histórias sobre o Peru no meu blog: buenaondablog.wordpress.com ;) 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Machu Picchu, Peru, América do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.