Celular gringo: como ter internet boa em Londres


  Londres, Inglaterra  6332 visualizações

Eu tenho horror a depender de wifis gratuitos quando estou viajando, especialmente porque gosto de usar aplicativos como o Google Maps ou Foursquare para descobrir lugares próximos para comer, postar fotos no Instagram, me comunicar com a minha família no Whatsapp, essas coisas.

Por isso, fui logo procurando um jeito de não gastar uma pequena fortuna (tipo nesses planos de dados em roaming internacional das operadoras nacionais), mas conseguir uma conexão decente lá fora. Eis aqui o resultado!

Yasmin Narcizo adicionou foto de Londres,Inglaterra Foto 1

Onde conseguir o seu chip pré-pago?

Você pode encontrar um chip (lá chamados de SIM Card) pro seu celular em três locais diferentes:

- nas lojas das operadoras de telefonia pela cidade (algumas delas são O2, T Mobile, Vodafone, Three, Virgin, Talk Mobile, EE)

- nas lojas da Cardphone Warehouse, uma marca que vende planos de várias operadoras. Próximo às principais atrações da cidade, você encontra a CW nos seguintes endereços: 4 Oxford Street (famosa rua de compras), 87 Wardour Street (próximo à Picadilly Circus e Leicester Square) e 434 The Strand (junto à Trafalgar Square e à estação de trens Charing Cross).

- o mais fácil, numa vending machine (aquelas máquinas que geralmente vendem biscoitos e chocolates quando você insere o dinheiro) no aeroporto de Heathrow.

Yasmin Narcizo adicionou foto de Londres,Inglaterra Foto 2

(é assim que ficam expostos os planos pré-pagos das várias operadoras)

Qual plano eu escolhi e quanto isso custou?

Olha, depois de muito pesquisar eu resolvi pegar um chip pré-pago (eles chamam de “Pay as you go”) da Three que me dava direito a 300 minutos de ligações locais + 3000 torpedos + internet ilimitada por 30 dias. Ele custou £20.

Cada operadora oferece infinitas opções de planos (até alguns com ligações internacionais inclusas), de valores variados. Vale a pena gastar um tempinho antes de ir pesquisando qual é a melhor opção pras suas necessidades. Ou, na pior das hipóteses, gastar um tempinho em frente à vending machine olhando o que cada um oferece.

Yasmin Narcizo adicionou foto de Londres,Inglaterra Foto 3

O que eu preciso para usar o chip londrino?

Basicamente você só precisa que o celular seja desbloqueado, mas como agora é obrigatório no Brasil que eles sejam vendidos assim, dificilmente o seu não será. O SIM vendido é tamanho nano, mas ele vem com um adaptador para um tamanho maior junto, então não precisa se desesperar porque isso foi feito para caber em todos os aparelhos! Depois, é só inserir o chip que ele se entende com o celular sozinho!

Problemas de percurso + solução a jato

Quatro dias depois de comprado e em uso, meu chip parou de funcionar. Fiquei logo louca pensando nas mil horas de ligação que isso me renderiam pra uma central telefônica de uma operadora brazuca, né?

Pra piorar a situação, eu estava em Oxford quando decidi resolver esse perrengue. Fui a um shopping lá que tinha uma loja da Three e lá me disseram para ligar para o call center da operadora, que estava atrás do cartãozinho que vem com o chip.

Liguei, expliquei o ocorrido e a atendente do telefone me falou que isso tem acontecido com alguns cartões que são comprados no aeroporto. Ela pediu o número da minha linha e o número do meu pin de usuário (tudo isso impresso no mesmo cartão que veio com o meu SIM card). Em menos de cinco minutos de ligação o problema já tinha sido resolvido e eu já podia usar novamente o plano contratado. Lição do dia: NÃO JOGUE FORA o cartão / papéis que vêm junto com o chip!

Yasmin Narcizo adicionou foto de Londres,Inglaterra Foto 4

Vale a pena pagar por 3G na terra da rainha?

Olha, se você realmente usa internet em viagens, vale - e muito! A internet móvel deles é rapidíssima (de deixar o queixo caído), então tiveram momentos que eu estava postando no instagram, com mapa aberto no Google Maps e atualizando meus aplicativos, tudo isso sem ela nem engasgar.

Além disso, acho uma boa quando você está viajando em grupo porque pode acontecer de vocês se separarem e, na hora do reencontro, a pessoa só te manda a localização dela pelo Whatsapp e você vai seguindo a navegação no mapinha até chegar lá. Até porque aquela história de marcar ponto de encontro e hora certinha pra voltar é meio chata, né? Assim, enquanto os meninos procuravam um pub legal, eu fui fazer umas comprinhas e quando terminei o que tinha pra fazer, achei rapidinho onde eles estavam. Muito fácil!

Ficou com alguma dúvida? Pergunta pra gente! E se tiver alguma experiência com relação a isso para dividir, sinta-se livre para usar esse espaço para ajudar outros viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marcela Lee

Marcela Lee comentou 7 anos atrás

Yasmin! Adorei suas dicas para conseguir internet em Londres. Eu também fico super preocupada com internet em viagem gastando menos. Obrigadaaaaa! :)

Yasmin Narcizo

Yasmin Narcizo comentou 7 anos atrás

Imagina, Marcela! A ideia é todo mundo se ajudar mesmo! Fico feliz que tenha sido útil! :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Londres, Inglaterra,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.