Carnaval em Salvador


  Salvador  8608 visualizações

Um grande concorrente ao melhor carnaval do Brasil, juntamente com o do Rio de Janeiro, o carnaval de Salvador é um dos preferidos dos brasileiros e até mesmo de turistas internacionais e as razões para isso são bastante simples: a cidade é palco de muita diversão, tradição, cultura, história e ainda de paisagens deslumbrantes, típicas do Nordeste, além de ter um povo muito caloroso e receptivo com seus visitantes durante as tradicionais festas que acontecem por lá e que representam a grande diversidade de culturas, músicas, nacionalidades, estilos e outros tipos de manifestações artísticas do nosso país.

Quem escolher passar o carnaval em Salvador não irá se arrepender, pois há dezenas de opções de festas para que todos os foliões, independentemente do seu gosto ou preferência, possam curtir. Normalmente, o evento é dividido em três circuitos de trios elétricos que percorrem diferentes lugares da cidade, sendo eles: Osmar (percorre desde a Avenida Sete até a Avenida Carlos Gomes e é o mais tradicional de todos), Batatinha (percorre o centro histórico) e Dodô (liga as praias Barra e Ondina), mas existe também diversos blocos com outros estilos de música para quem preferir, como o Afoxé (dança ligada ao candomblé, típico do estado da Bahia) e os blocos Afro (grupo que resgata em sua música a herança cultural africana).

Juliana Gomes adicionou foto de Salvador Foto 1

Blocos & Shows

Os principais atrativos do carnaval de Salvador são as centenas de blocos, sendo alguns dos mais famosos deles o Camaleão, Eva, Me Abraça, Coruja, Crocodilo, Cerveja & Cia, Vumbora, Timbalada, Largadinho, Coco Bambu, entre tantos outros, que reúnem grandes artistas brasileiros, como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Banda Eva, Cláudia Leitte, etc. Apesar de serem blocos de rua, você tem a opção de curtir com mais segurança e mais próximo ao trio elétrico com a compra do abadá, camisa que garante permanência dentro do bloco e separa você do restante da multidão com um cordão de isolamento; caso prefira não gastar, você poderá aproveitar a festa com os trios independentes ou financiados pela prefeitura (e sem o cordão), conhecida como o Carnaval Pipoca.

Há também a opção de curtir os blocos nos camarotes, que, apesar de caros, oferecem muito mais espaço, conforto, segurança e serviços diferenciados, como open bar, buffet, áreas privilegiadas com lounges, banheiros climatizados, uma vista privilegiada de onde passam os trios elétricos e desfiles e ainda outras incríveis atrações (algumas inclusive internacionais, como DJs) por preços que podem variar de R$300 a R$1.000 por dia. Esse ano, a programação dos camarotes inclui grandes nomes como Anitta, Henrique & Juliano, Marília Mendoça, Luan Santana e os renomados DJs Vintage Culture, Afrojack e Dimitri Vegas & Like Mike, entre outros.

Juliana Gomes adicionou foto de Salvador Foto 2

Foto: Central do Carnaval

Cuidados na cidade

Para curtir o carnaval em Salvador com segurança e sem preocupações, deixe o carro em casa e opte por usar os transportes públicos da cidade (a prefeitura irá disponibilizar o “Expresso Folia”, com mais de 800 ônibus de linhas comuns, 60 micro-ônibus, 15 pontos fixos de táxi e algumas linhas de metrô grátis) para ir às festas e lhe ajudar a evitar acidentes, furtos de veículos, dificuldades em estacionar e multas. Também fique atento com seus pertences e objetos de valor – não fique com o celular ou a carteira em mãos em regiões com muita aglomeração e, se possível, evite andar sozinho em lugares muito isolados ou entre a multidão. Um detalhe que muitas pessoas esquecem, mas que também é muito importante, é o cuidado com a saúde – lembre-se de se hidratar com frequência e de passar protetor solar, pois o sol e o calor são muito fortes em Salvador, principalmente durante essa época.

Como chegar

Chegar à Salvador é muito simples, independentemente do modo de viagem que irá escolher, mas não esqueça de planejar tudo com antecedência, pois aeroportos e estradas ficam muito cheios nas férias e feriados, principalmente no carnaval. A maneira mais fácil é ir de avião direto para a capital baiana e, para ir ao centro da cidade, ao invés de gastar com táxis, opte pelo ônibus que vai do aeroporto até a Praça da Sé por apenas três reais.

Juliana Gomes adicionou foto de Salvador Foto 3

Foto: Política Bahia

Hospedagem

Salvador possui milhares de tipos de hospedagem para acomodar todos os bolsos, desde hotéis e resorts luxuosos até pousadas simples e aluguéis de casas e apartamentos, mas vale lembrar que, quanto mais próximo você estiver do centro histórico e das principais atrações do carnaval, mais caro será, portanto, certifique-se de planejar sua viagem com antecedência para ter o máximo de opções possíveis. Já para os grupos de cinco ou mais pessoas, é sempre uma boa ideia optar por aluguéis de apartamentos ou casas para acomodar a todos e, com sorte e organização, conseguir até ótimos preços e localização.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lanna Lacerda

Lanna Lacerda comentou 7 anos atrás

Carnaval em Salvador é o máximo seja em bloco, camarote ou pipoca. Dá para aproveitar em qualquer lugar!!!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Salvador,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.