Breve Guia de Viagem para Índia


  Ásia, Índia  9614 visualizações

Muitas pessoas sonham em conhecer a Índia mas ainda tem muitas dúvidas sobre o país. Abaixo segue um breve "Guia de Viagem" para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem:

SOBRE A ÍNDIA

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 1

A Índia é um poço de contrastes: tem uma economia em ascensão e centenas de milhões de pobres. Podemos dizer que a Índia é um murro no estômago de nós ocidentais. Sua cultura, suas crenças, seu modo de vida é tão diferente do que estamos acostumados, que não existem meio termos: Ao voltar ou você amou a Índia ou detestou.

RELIGIÃO
99% dos indianos são hinduistas. Com seus milhares de deuses e simbologias próprias, você encontrará uma imensa riqueza de mitos e rituais únicos.

CASTAS
Sim, elas ainda existem, por mais que o governo afirme que não. As castas é que definem "os indianos", pois dependo da casta que você nasce, seu destino será traçado. As castas são:
1. Brahmari - representa 15% da população. São os sacerdotes, professores e filósofos. Somente eles tem autoridade para organizar os rituais religiosos.
2. Kshatriya - São os políticos e os militares da Índia. Estão subordinados aos Bramahres.
3. Vaishas - responsável pelo comércio e agricultura
4. Shudras - são os camponeses, operários e artesãos.
5. Dalits - são considerados a "pária". São aqueles que fazem o trabalho mais "sujo" como limpeza de esgotos, recolhimento de lixo e manejo de corpos.

IDIOMA
Os indianos falam Hindi, além de milhares de outros dialetos. Devido a colonização inglesa, nas grandes cidades e em serviços turísticos você encontrará pessoas que falam inglês (com um sotaque impossível de compreender). Muitas vezes até entre eles muitas conversas são em inglês.

VISTO
Brasileiros precisam de visto para entrada na Índia. O ideal ao fazer o pedido é que seja um de múltiplas entradas com validade para 06 meses. Hoje o Consulado da Índia oferece a possibilidade de fazer o visto eletrônico

MOEMA
A Rupia Indiana é uma moeda extremamente desvalorizada. Portanto se você trocar USD 500 terá uma viagem de Marajá. tirando as cidades maiores e claro nos hotéis, a refeição na Índia é muito barata.

COMIDA

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 2
Falando em alimentação, a comida indiana é perfurmada, repleta de temperos e sabores. Mas é muito apimentada. Nosso pobre estômago ocidental não suporta muitos dias desta comida. Por isto ao entrar em um restaurante, sempre peça NO SPICE. Ainda assim a comida virá com bastante pimenta. Uma dica para sobreviver a pimenta, é tomar junto as refeições o Lassi, uma bebida a base de yogurte, frutas e cardamomo. Além de delicioso é super refrescante. O Naan, um pão achatado feito em fornos de barro acompanha todas as refeições.

HIGIENE
Estamos falando de um país com um número astronômico de habitantes, sendo que muitos vivem na miséria. Portanto saniamento básico não é o forte do país. Para evitar problemas digestivos sempre tomar água mineral (e verificar se o lacre está fechado), evitar sucos e colocar gelo nas bebidas, comida de rua. Há o mito de escovar os dentes com água mineral, mas aí eu acho um pouco de exagero.

ROUPAS
Por ser um país Hindu, a vestimenta é algo que deve se ter alguns cuidados (principalmente as mulheres, para evitar abordagens dos mais "ousados". Homens de preferência devem usar calças e camisas. camisetas regatas e bermudas são estranho para eles. Chinelos também. Mulheres devem usar saias longas ou calças que não sejam justas. Batas ou blusas fechadas. Sempre carregar uma pashimina para entrar nos templos. Evitem roupas que marquem o corpo ou que deixe perceber sua lingerie.

COSTUMES
Sempre devemos entender que somos convidados no país, e que respeitar seus costumes não é um favor e sim uma obrigação.
- nunca sente com as plantas dos pés virada para a pessoa. Para os indianos, os pés é a parte mais suja do corpo e isto seria uma ofensa
- nunca toque a cabeça das pessoas, mesmo crianças. A crença é que seus deuses habitam o topo da cabeça
- Como sempre com a mão direita. A esquerda é usada para higiene pessoal, após o uso do banheiro
- O cumprimento mais correto é com uma breve inclinação, colocando as duas mãos juntas na altura do peito e dizendo Namastê.
- A gorjeta é mais do que um agrado, é um complemento salarial para os Indianos, portanto muito esperado.
- Sempre haverão muitas pessoas vendendo de tudo na rua, e muitas vezes eles são bem agressivos no intento de te fazer comprar. A não ser que você queira ser parado em cada esquina e se não tiver interesse em comprar nada, o melhor remédio e "fechar a cara" e dizer um sonoro não, seguinte seu caminho.
- Outro fator que é incomodo, é o número de pedintes na rua. Por mais que possa ser doloroso ver aquilo, você terá que fazer uma escolha: se der para uma pessoa espere ser cercado por dezenas. Ou simplesmente continue seu caminho.
- Demonstrações de afeto deverão ser reservadas para o quarto do hotel. Na rua evite andar demasiadamente agarrado com seu parceiro (a) e evite beijos em público. Apesar de você ver vários homens andando de mãos dadas, infelizmente a homossexualidade ainda é tabu na Índia.
- Novamente, para visitar os templos sempre será pedido que se tire o sapato. Por isto use sapatos confortáveis, de preferencia sem cadarço (mais fáceis de calçar e descalçar) e tenha uma meia na sua bolsa/mochila.

HOTÉIS
Bem, eu não sou muito adepta do mochilão, então não tenho dicas de hostels na Índia. A minha sugestão é sempre ficar em hotéis de categoria 4 estrelas para cima. Pense que um hotel 4 estrelas na Índia pode ser comparado com um 3 estrelas na Europa. Portanto dá para imaginar um hotel de 3 estrelas como deve ser....

TRANSPORTE

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 3
Aqui eu digo para vocês se jogarem. Usem os rikshas, táxis, trens. Uma coisa importante é sempre combinar o preço antes (com exceção do trem que é fixo). Procure sempre perguntar na recepção do hotel quanto seria a corrida para o local que você quer ir. As estações de trem são sempre super lotadas. Dentro dos trens não há muito espaço para guardar malas, por isto evite andar com malas muito grandes.

COMPRAS

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 4
A Índia pode ser enlouquecedora para um Shopaholic. Os preços são convidativos, e você encontrará uma variedade de itens, como tecidos, saris, pashiminas, temperos, móveis, objetos decorativos, bijouterias com pedras semi preciosas, prata. Ao entrar em uma loja nunca demonstre que você se interessou por um item. Sempre negocie o preço!!!!

FUSO HORÁRIO
A índia está +08:30 em relação ao horário de Brasilia.

ABAIXO SEGUE UM ROTEIRO QUE EU ACHO QUE É UMA EXCELENTE INTRODUÇÃO PARA CONHECER A ÍNDIA:

DELHI

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 5
Reserve pelo menos dois dias em Delhi. Além de visitar Old Delhi e New DELHI, você pode seguir 50 km fora da cidade e conhecer o templo de Akshardham.
Alguns pontos de interesse de Delhi:

Red Fort” ou Forte Vermelho, grande marco do domínio Mongol (fechado às segundas)
“Jama Masjid”, maior mesquita mulçumana da Índia

Raj Ghat, memorial em homenagem a Mahatma Ghandi
Aproveite para passear de rickshaw pelo Chandni Chowk, o Mercado local.

Em New Delhi, você encontrará majestosos prédios governamentais, o Parlamento, o Memorial da Guerra, o Portal da Índia, o Palácio Presidencial “Rashtrapati Bhawan”.

Complexo Qutab Minar, onde se encontra um o minarete de 73 metros de altura construído no século XIII, ao Pilar de Ferro, única relíquia do antigo templo Hindu, com aproximadamente 7 metros de altura e que inexplicavelmente se mantém sem ferrugens e também ao Mausoléu do imperador Humayun, importante obra arquitetônica mongol.

JAIPUR

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 6

A ida para Jaipur pode ser por terra (uma viagem de aproximadamente 06 horas) ou por avião.
Reserve dois dias em Jaipur. Alguns pontos de interesse:

Forte Amber, uma fortaleza construída no início do século XVIII. A subida ao topo da colina pode ser feito no dorso de um elefante (o que eu não aconselho pois é crueldade com o animal) ou por jipe.

Palácio dos Ventos “Hawa Mahal”, local de onde as mulheres da corte dos antigos marajás podiam assistir os eventos que aconteciam na cidade por trás das janelas cobertas.

Palácio do Marajá, residência Real, que foi convertido em museu e ao Observatório “Jantar Mantar”, que é um dos observatórios astronômicos mais bem preservados da antiguidade.

AGRA

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 7

A ida para Agra desde Jaipur é feita por terra em uma viagem de aproximadamente 06 horas. No caminho você pode parar em Fatehpur Sikri, idade construída pelo Imperador Akbar em 1569, que em menos de duas décadas foi abandonada por escassez de água. 01 dia aqui é o suficiente.

Agra é conhecida basicamente pelo Taj Mahal. O mais lindo de se ver são as luzes do nascer do sol ou do por do sol nas pedras deste monumento.

Agra Fort onde os filhos do Imperador Shah Jahan decidiram prendê-lo, após saberem que seu pai havia decidido construir um segundo Taj Mahal, que seria Negro.

ORCCHA

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 8

O trajeto de Agra para Orccha é feito de trem até Jhansi e depois por terra até Orccha. No total são quase 08 horas de viagem. Aqui sugiro visita ao Forte de Orchha, mercado local e ao templo Raja Ram. 01 dia é suficiente

KHAJURAHO

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 9

O trajeto de Orccha até Khajuraho tem duração aproximada de 04 horas.
Alguns locais: O complexo de Khajuraho é um ícone daarquitetura indiana, com 85 templos construídos entre os séculos X e XI, graças ao patrocínio do Rei Chandela Rajput. Atualmente somente 22 templos sobreviveram à devastação do passar dos anos. Ricamente esculpidos na rocha, trazem uma explosão de criatividade sobre a vida coletiva, a alegria, a fusão entre o homem e seu criador através da sexualidade e do Kama-Sutra.

Templos do leste e do oeste, entre eles o Templo Ghantai, Templo Javari e o Templo Vamana dedicada a uma das encarnações de Vishnu.

VARANASI

Patricia Ramos adicionou foto de Ásia,Índia Foto 10

Considerado uma das cidades mais sagradas da Índia, aqui você fará uma imersão pela religiosidade indiana. 02 dias serão necessários para conhecer os principais pontos:

cerimônia aarti, que acontece todos os dias às margens do Rio Ganges. Trata-se de um ritual hindu, onde são acessas velas e lâmpadas a óleo em oferenda aos deuses, além da entoação de cânticos e mantras.

Passeio de barco pelo sagrado Rio Ganges para observar os locais de cremação e dos banhos de purificação.

Sarnath, a aproximadamente 10 km de Varanasi, lugar onde Buda fez sua primeira pregação, expondo a seus discípulos os princípios do budismo.
Além disto, assita uma sessão de cinema, com um autentico filme de Bollywood, e uma apresentação de dança típica.


https://drive.google.com/a/wanderlustviagensturismo.com/open?id=1ak190rXe-R4c8llHN3r3ofx8CEw&usp=sharing

Wanderlust um Mundo de Possibilidades

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Patricia Guia sensacional!! Parabéns mesmo!! Vou ajudar a divulgar aqui! Adoreii! :)

Patricia Ramos

Patricia Ramos comentou 7 anos atrás

Obrigada Caio!!!! espero ajudar as pessoas :)

Henry Barcelar

Henry Barcelar comentou 7 anos atrás

Olá Patricia! Tudo bem? Muito bacana o texto, realmente um guia que vai me ajudar bastante! Parabéns :)

Patricia Ramos

Patricia Ramos comentou 7 anos atrás

Obrigada Henry! que bom que te ajudei

Mateus Orlando

Mateus Orlando comentou 7 anos atrás

Excelente conteúdo, Patrícia!!

Patricia Ramos

Patricia Ramos comentou 7 anos atrás

Obrigada Caio!

Nina Ferreira

Nina Ferreira comentou 7 anos atrás

obrigada por essas informações Patrícia! Estou a caminho da India e vc me ajudou muito!!

Paulo Alves

Paulo Alves comentou 7 anos atrás

Ótimo compilado sobre a India. Fiz um mochilão de dois meses por lá e concordo com quase tudo o que tem aqui (uns 95%). Também envio o meu canal do youtube, onde estou colocando videos sobre esse mochilão pela India. Agora mesmo estou falando sobre a região do Triângulo Dourado. Se inscreve lá... Ainda tem muita coisa pra falar sobre a India. VIAGEM AOS VIVOS https://www.youtube.com/channel/UCnLq0gg6lUxUu0xF_m956RA?sub_confirmation=1

Keila Cordeiro

Keila Cordeiro comentou 7 anos atrás

Até agora o mais completo que li por aqui. Muito bom mesmo!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ásia, Índia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.