Auckland: o custo de vida na maior cidade da Nova Zelândia


  Nova Zelândia  5828 visualizações

Jornalista Itinerante - Thaís Sabino adicionou foto de Nova Zelândia Foto 1

Parece que foi ontem, mas daqui exatos 30 dias completa dois anos que eu embarquei rumo a Auckland na Nova Zelândia, para a minha primeira viagem longa, literalmente do outro lado do mundo. O voo como quem já foi sabe - e quem tem planos de ir já ouviu falar - é cansativo. A pessoa chega toda amassada, torta, com o cabelo todo bagunçado, mas geralmente com um baita sorriso no rosto de poder estar pisando na terra encantada, comigo não foi diferente. Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia, tem 1,4 milhão de habitantes e é o principal destino de intercambistas.

Como eu disse, é a maior cidade da Nova Zelândia, mas está longe de ser grande. Intercambistas e imigrantes costumam viver nos arredores do centro, e em bairros como Ponsonby, Parnell e Eden Terrace. Morar nessa região custa muito mais do que alugar uma casa em bairros afastados como Mount Wellington e Manukau, mas deve-se levar em conta a economia com transporte público e o tempo de deslocamento, afinal, as escolas e boa parte dos empregos estão na área central. No fim das contas, os gastos se equilibram.

O valor do aluguel varia, começando em cerca de NZD 150 por um quarto até NZD 400 por semana para uma pessoa, dependendo do quarto, número de pessoas na acomodação e localização do apartamento. Entre as formas mais comuns de encontrar um lugar para morar na Nova Zelândia, estão visitas a imobiliárias, vasculhagem no site Trademe e o boca a boca. Um aviso para os intercambistas: as "casas de família" que costumam ser opção de moradia inicial ficam distantes do centro. O transporte público combina ônibus e trens, com tarifas proporcionais ao trecho percorrido.

Os restaurantes de Auckland estão espalhados pela cidade, enquanto grande parte fica localizada no centro e nos bairros citados, as áreas mais afastadas contam com praças de alimentação e shoppings centers. E quanto custa comer na Nova Zelândia? Isso depende muito! Comer Fast (trash) food é barato, com NZD 1 você compra um hambúrguer e com NZD 5 você pode saborear uma pizza pequena. Mas não é o tipo de comida que se ingere todo dia, certo? O gasto no supermercado, considerando comida suficiente para uma pessoa, costuma ficar em cerca de NZD 50 por semana.

Auc kland é o destino que concentra mais empresas, portanto mais oportunidades de emprego - e concorrência, é claro. Empregos em restaurantes e lanchonetes não costumam preencher 40 horas semanais. Considerando um salário de NZD 15 por hora e escalas de 30 horas por semana, sua renda semanal será de NZD 450. O custo de vida na Nova Zelância, principalmente em Auckland, não é baixo, mas a qualidade de vida é alta, assim como segurança e infraestrutura da cidade.

Se você quiser mais informações sobre a Nova Zelândia, acesse meu blog: www.jornalistaitinerante.com

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Nova Zelândia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.