Atacama, no Chile, mistura deserto, vulcões, gêiseres e céu estrelado


  San Pedro de Atacama  4952 visualizações

San Pedro de Atacama é um pequeno povoado que serve como porta de entrada para o deserto do Atacama, no Chile, um dos lugares mais secos do mundo. Vale a pena passar uma tarde explorando o vilarejo como brinde, mas são as belezas naturais do Atacama que atraem os turistas. Confira as dicas a seguir e saiba o que fazer no Atacama.

San Pedro de Atacama
Ruas de terra e casinhas simples. Assim é o pequeno vilarejo de cerca de 2 mil habitantes encravado na entrada do Atacama, no Chile. A renda de boa parte dos moradores vem do turismo, portanto, é comum esbarrar com guias e funcionários de agências a cada esquina.

A iglesia de San Pedro de Atacama, a fortaleza Pukara de Quitor e o centro de artesanato são opções de atividades na cidade. A construção de um novo museu no lugar do Museu Arqueológico Padre Le Paige encontra-se paralisada, o que é uma pena. A cidade conta com hostels, campings, restaurantes e cafés, ótimos para fazer um pit stop antes de começar as aventuras. O roteiro no deserto de Atacama, no Chile, geralmente funciona com passeios longos de um dia. Portanto, o mais comum é ir e voltar de San Pedro de Atacama o tempo inteiro.

Onde ficar
Em San Pedro do Atacama, no Chile, as viajantes Bárbara e Clarissa recomendam o Takha Takha Hotel, na Calle Caracoles, rua principal. Custa US$ 76 a diária para o casal em quarto com banheiro privativo e café da manhã. De aspecto simples, tem wi-fi no lobby, piscina e a conveniência de ser em uma região muito central.

DUBBI  adicionou foto de San Pedro de Atacama Foto 1

Salar do Atacama
Apesar de menos famoso que seu vizinho Uyuni, o Salar do Atacama, no Chile, é um lugar que deve ser visitado. Muitos viajantes optam por ir até lá de bicicleta, partindo da rua principal de San Pedro de Atacama (existem muitas opções de aluguel de bike). São mais ou menos 20 km de distância. Mesmo sendo praticamente plano em todo o trajeto, só deve fazer isso quem tiver um fôlego bom para suportar a volta. 

É de extrema importância levar água doce para se lavar e hidratar após a permanência no Salar do Atacama, no Chile, pois o corpo fica coberto de (muito) sal. É tentador dar um mergulho nas águas do salar, mas não é nem um pouco recomendado.

Como um bom salar, a vista do branco do sal no chão com o azul e alaranjado do céu promove um encontro de rara beleza - sem contar os vulcões imponentes vistos à distância.

DUBBI  adicionou foto de San Pedro de Atacama Foto 2

Valle de la Luna e Valle de la Muerte
Visitar o Atacama, no Chile, e não conhecer esses vales é como ir para o Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. Tratam-se de enormes paredões de pedras, compostas por rochas salinas, e misturada com dunas de areia. Por ser alto, proporciona vistas panorâmicas do deserto. O pôr do sol de cima dos vales é considerado o mais bonito do Atacama, no Chile, e por isso é o momento em que mais recebem visitantes.

O Valle de la Muerte tem o terreno árido, alaranjado, e irregular. Lembra o planeta vermelho, tanto que seu apelido é “Vale de Marte” - a Nasa, inclusive, faz testes com equipamentos em pleno Atacama, no Chile, antes de mandá-los para lá.

O Valle de la Luna, como o nome diz, tem uma formação rochosa que lembra nosso satélite. “Com um pouco de imaginação, dá para pensar que está mesmo na Lua”, diz o viajante Alexandre Pitta, que visitou o Atacama, no Chile. Ele conta que tem um local onde é possível tirar fotos deslumbrantes em uma pedra típica de desenho do Papa Léguas. Os guias sempre param neste local - fique atento e "exija" seus direitos. 

DUBBI  adicionou foto de San Pedro de Atacama Foto 3

Gêiseres
É preciso disposição para visitar os Gêiseres del Tatio, no deserto do Atacama, no Chile. As condições são bastante adversas: 4.300 metros de altitude, temperatura abaixo de zero, e é preciso sair da cama de madrugada. O caminho é cheio de curva, leva umas duas horas do centro de Atacama, e a van chacoalha o tempo inteiro.

Com tantos percalços, por que visitá-lo, então? O viajante Alexandre Pitta tem a resposta. “É algo que não temos no Brasil. Vale muito pelo visual e pela sensação”. E, de fato, será uma dos passeios mais repleto de sensações a serem feitos no Atacama, no Chile.

DUBBI  adicionou foto de San Pedro de Atacama Foto 4

Foto: Divulgação/Shutterstock

O fenômeno, da água em forma de vapor sendo expelida com força do chão, começa por volta das 6h. Enormes fumaças saem de pequenas fendas, muitas vezes na velocidade de um jato de mangueira comprimido, e atingem até 10 metros de altura e 80ºC. Conforme o céu vai ficando azul, o espetáculo vai mudando de cor. No fim, um brinde que só o Atacama, no Chile, pode proporcionar: um mergulho nas piscinas termais com água a 40ºC.

Flamingos
A primeira impressão quando se fala em deserto do Atacama, no Chile, é sol, calor, rochas, sal, terra. Mas não é só isso: as Laguna Meñique e Miscanti, que têm uma comunicação subterrânea interligando-as, dão um tom azulado e destoam da paisagem do local.

Ambas são habitat natural de flamingos, tanto que o lugar se chama Reserva Nacional dos Flamingos. As aves, vermelhas, se alimentam de microorganismos vermelhos presentes na água das lagoas. Por isso não estranhe a coloração ligeiramente avermelhada desses animais - os guias irão explicar que é apenas a natureza em estado bruto fazendo seu serviço no deserto do Atacama, no Chile.

DUBBI  adicionou foto de San Pedro de Atacama Foto 5

Céu do Atacama
Para encerrar a visita ao Atacama, no Chile, deve-se observar o céu estrelado da Via Láctea, cuja impressão é de se olhar o infinito. O país é uma referência em estudos astronômicos no mundo. No centro de San Pedro de Atacama há algumas opções de passeios noturnos promovido por agências, que saem por volta da meia noite, quando a escuridão é mais plena. O observatório San Pedro de Atacama Celestial Explorations é um dos mais indicados. A visita custa em torno de R$ 110.

DUBBI  adicionou foto de San Pedro de Atacama Foto 6

Foto: Divulgação/Shutterstock

Quanto tempo
O roteiro que descrevemos acima é ideal para quem busca o que fazer no Atacama em 3 dias. Se só puder ficar menos ou tiver tempo para mais, faça pequenas alterações na programação e aproveite. 

Quando ir
A melhor época para ir ao Atacama
são entre os meses de março a maio, por terem temperaturas mais amenas e amplitude térmica menor, ou seja, a diferença entre o momento mais quente e o momento mais frio não é extrema. No entanto, o Atacama, no Chile, pode ser visitado em qualquer época do ano, pois, como vimos, é uma região que chove pouco. 

Lembretes de mãe: não esqueça de levar um agasalho para usar à noite, pois, assim que o sol se vai, a temperatura cai abruptamente no deserto do Atacama, no Chile.

Outro item indispensável na mochila de viajante é um hidratante, pois o clima árido da região do Atacama, combinado com visitas a salares, deixa a pele extremamente ressecada - isso vale para homens também, certo?

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para San Pedro de Atacama,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.