As 5 principais lagoas do Deserto do Atacama


  San Pedro de Atacama, América do Sul, Chile  16977 visualizações

Como é possível a natureza criar cenários tão perfeitos ?

Se você curte esse contato com a natureza e está afim de fazer uma viagem para se encontrar, sentir a energia positiva que um lugar fascinante pode te oferecer e tirar fotos incríveis, então esse é o destino certo!

São mais de centenas lagoas em toda a região e aqui vamos contar no detalhe sobre as 5 principais.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 1

Lagunas Altiplânicas

As Lagunas Altiplânicas é aquele lugar que rouba o coração de todo turista, todas as pessoas que eu conheço que já passaram por ali me falam que ficaram apaixonadas por esse lugar e comigo não foi diferente. As lagunas estão a 120 Km de San Pedro em uma estrada muito bem sinalizada em praticamente uma reta só e mais um pequeno pedaço de estrada de terra.

Será necessário pagar 1500 pesos chilenos por pessoa ( valores de 2015) para ter acesso ao parque, que te oferece a visita de duas lagoas: Mischatti e Miniques, o parque é super agradável para caminhar e não é muito grande. A primeira lagoa é maior e mais imponente, foi como eu disse, um cenário perfeito e irresistível para fazer centenas de registros fotográficos.

Como nós fomos de carro e sem guia, percebemos que nós tivemos bastante liberdade e como a estrada até lá também rende boas fotos foi legal ter essa flexibilidade com horário e fazer tudo no nosso tempo.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 2

 Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 3

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 4

As lagunas estão a uma altitude um pouco mais elevada então é bom ir com uma roupa de frio, pois a temperatura é um pouco mais baixa por lá. Para esse passeio, o ideal é que reserve meio período e como o parque é super agradável, talvez seja um bom lugar para um picnic antes de seguir para o próximo passeio.

Laguna Cejar

A Cejar é o local mais conhecido onde se pode nadar e flutuar como uma pena, pertinho do vilarejo com 22 Km de distância, mais um local de fácil acesso e bem sinalizado.

Para viver a experiência de boiar na lagoa de sal, o preço faz jus ao termo salgado e o valor dessa experiência é de R$ 100,00 (valor de 2016). Eu e minha mãe não nadamos, nesse caso não é necessário pagar, mas tem um limite de 30 minutos para ficar dentro da reserva.

O meu marido passou todas as dicas sobre como foi viver essa experiência salgada:

  • A água é muito gelada, estejam preparados rss..
  • Ir com a roupa de banho por baixo (tem poucos banheiros e se você estiver com os grupos ou chegar junto com eles, terá que enfrentar fila);
  • Desde 2015 o espaço conta com uma estrutura de banheiros e chuveiros, afinal de contas você sai todo coberto de sal;
  • Importante: você não deve mergulhar a cabeça na água, tome muito cuidado para não passar a mão suja de sal nos olhos;
  • Verifique todos os seus bolsos para não entrar na água, com a chave do hotel, do carro, dinheiro e afins...
  • Chinelos podem ajudar, pise com muito cuidado, pois os cristais de sal podem cortar o pé. =x

A alta concentração de sal da laguna é tão grande, que chega a ser maior que a do mar morto, para você ter uma ideia a concentração ali é de 70% no mar é de 6%.

A altitude dessa lagoa é baixa, então o passeio pode estar no seu primeiro dia e você não perderá muito mais que uma hora nesse local.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 5

Ojos del Salar

Os ojos ficam bem próximo da Laguna Cejar, é só perguntar na saída do parque qual é a direção e seguir. O lugar é bem legal e fica no meio da estrada, ou seja não precisa pagar o/ são dois poços de água doce, resultado das erosões das águas dos rios subterrâneos que passam por ali. Nós não nadamos, mas tiramos muitas fotos!

Tem pessoas que se arriscam em um banho nesse poço sem fundo, eu to de boa!

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 6

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 7

 Sete Lagoas ou Lagoas Perdidas

Não é difícil entender o por que do nome Lagoa Perdida, o lugar é longe e a estrada que nos leva até lá é conhecida por: Estrada Del Paciência. Essas lagoas também são lagoas de Sal e tem um valor bem mais acessível R$ 26,00 por pessoa, o valor é pago para entrar na reserva independente de nadar ou não você deve pagar ( valor de 2015 ). É uma reserva com algumas lagoas, adivinham quantas ? Acertou quem disse sete =D Não se pode nadar em todas, e na minha opinião essas são mais bonitas que a Cejar. O local também conta com espaço para tomar banho e todas as dicas para nadar em uma lagoa de sal, valem para essa também. Aqui vale uma dica a mais, eu recomendo que esse local você feche uma excursão e vá com guia, devido ao trajeto que não é tão fácil e nem tão bem sinalizado.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 8

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 9

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 10

Lagoa Chaxa

Essa lagoa sem sombra de dúvidas deve entrar no seu roteiro no horário do pôr do sol, que ao assistir você chegará a acreditar que tem alguém brincando com as cores: Que entre a cor laranja, agora um pouquinho mais de rosa, ah cansei do rosa acho que agora um laranja mais forte quase que vermelho... e assim acontece a magia.

Como se não bastasse essa "brincadeira" com a paleta pantone nos tons de laranja, tem os flamingos no meio da lagoa que te presenteiam com um momento único. Você e esse lugar espetacular.

Tem quem acredite que isso tem um charme ainda maior na companhia de uma garrafa de vinho, espumante, pisco e afins... e eu concordo! Por que estou dizendo isso ? Quem vai com as excursões, as agências geralmente montam um lanche da tarde para acompanhar o dia que vai se despedindo lindamente de nós. Achei super legal e fiquei com vontade de estar ali, se você não for com guia leve a sua garrafa e seu lanche no carro e faça você mesmo o seu picnic particular.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 11

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 12

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de San Pedro de Atacama,América do Sul,Chile Foto 13

E aí gostou ? Quer saber mais sobre o Atacama ? Tenho outros posts no meu blog, confira lá:

Deserto do Atacama - Dicas de Viagem

5 dias no Atacama

Os vales do Atacama

Geisers del Tatio

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marcela Fernandes

Marcela Fernandes comentou 7 anos atrás

Só não fui nas Sete Lagoas, mas o restante eu fui e é sensacional! Vale muito a pena.

Passaporte com Pimenta - Maytê

Passaporte com Pimenta - Maytê  comentou 7 anos atrás

Marcela, não sei qdo foi, mas o pessoal lá falou que era uma descoberta recente!! Mas todas valem a pena mesmo =D

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para San Pedro de Atacama, América do Sul, Chile,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.