Abu Simbel um lugar encantador!


  Aswan  2578 visualizações

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 1

O grande templo de Abu Simbel é considerado uma das mais grandiosas obras do faraó Ramsés II e o maior e mais belo dos Templos.

Cedinho às 05:00h da manhã o motorista me pega e já encontro minha sacola na recepção do navio com o café prontinho para eu levar. Passamos por uma barreira policial rigorosa em que os detectores de metal passam até embaixo do carro e conferem também a documentação do motorista, e seguimos atravessando o deserto.

Saímos em comboio e um carro descaracterizado nos direciona, são vários carros todos com turistas de diversos países, indo em van, carro particular, etc. São mais de 02:00h e com a estrada toda perfeita rapidinho chegamos. Durante o percurso vejo de perto miragem, sempre sabemos que existe esse fenômeno físico e pela primeira vez tive a oportunidade de presenciar.

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 2

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 3


Abu Simbel é um lugar onde um dos faraós mais importantes do Egito Ramsés II mandou construir dois grandiosos Templos às margens do Lago Nasser em uma região denominada Núbia, que hoje possui 5.000 habitantes que vivem da pesca. Com 70 a 80m de profundidade e 6.000k2 e 500km extensão, o Lago Nasses é um dos maiores do mundo. 

Mais uma vez demonstrando poder e riqueza e também para homenagear sua esposa mais amada Nefertari que quer dizer "a mais bela", "a mais perfeita".
Sendo que o Templo de Ramsés II é bem maior com quatro estátuas grandiosas logo na entrada e o da Nefertari bem menor com duas estátuas da rainha e quatro de Ramsés II.

Quanto amor o faraó sentiu por essa mulher! 

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 4

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 5

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 6

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 7

Recebo logo na entrada do Templo de Nefertari a Cruz Ansata ou Ankh,  é o símbolo da "vida eterna" e era usado para representar a vida após a morte.

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 8

Os Templos de Abu Simbel foram construídos para diversas finalidades e uma delas é o efeito solar que acontece duas vezes ao ano, dia 22 de fevereiro (dia do aniversário do faraó) e dia 22 de outubro (dia da sua coroação), em que o Sol entra e ilumina diretamente as três estátuas que se encontram sentadas no saguão do Templo. Todos os anos atrai diversas pessoas de todo o mundo para presenciar esse efeito Solar.

Também era usado para pesquisas na na área de ciências,  arquitetura, astronomia.

Fico imaginando a riqueza que existia dentro desses Templos.

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 9

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 10

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 11

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 12

Logo após a visita, iremos apreciar as belezas do Rio Nilo com o passeio de Felucca.

O Passeio de Felucca é um passeio gostoso que fazemos em um barco à vela pequeno, apreciando as belezas do Rio Nilo e até hoje os egípcios conservam esse barco que durante milhares de anos serviu para transporte de pessoas e cargas. Hoje não são mais utilizadas para fins comerciais somente para os turistas apreciarem a beleza às margens do Rio Nilo, em Aswan, Luxor e no Cairo, pois já existe os barcos a motor.

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 13

Logo após pegamos um barco a motor para ir ao Povoado Núbio.

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 14

Povoado Núbio é um lugar simples e aconchegante onde os Núbios ainda hoje vivem para preservar suas origens como também sua língua. Os Núbios são considerados a civilização negra mais antiga desenvolvida na África. Possuem costumes um tanto quanto diferentes pois visitei algumas casas em que moradores criam jacarés, pense! O Camelo também é sagrado para eles. Vivem da agricultura, pesca, artesanato e do turismo pois há bastante visitantes. São super receptivos nos recebem em suas casas com chá e também fazendo tatuagem de rena caso queira.

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 15

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 16

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 17

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 18

Ao retornarmos ao navio apreciamos as belezas às margens do Rio Nilo e encontro no caminho o imponente Hotel Old Crocodille, onde a escritora Aghata Christie escreveu o livro "Morte no Nilo".

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 19

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 20

Vejam outro mimo que me fazem. Encontro ao entrar na cabine, essa doçura em cima da minha cama, amei!! 

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 21

À noite após o jantar assistimos vários Shows de Dança Dervish e também de Dança Núbia, acompanhada de muita música e entrosamento entre os presentes.

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 22

Clebia Sabino adicionou foto de Aswan Foto 23

Logo após nos recolhemos pois no próximo dia temos muitas outras visitas. Ufa!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

Clebia, imagino que viagem incrível foi esta,,,, muito bom...

Clebia Sabino

Clebia Sabino comentou 7 anos atrás

Rosana é uma País em que as diferenças e a beleza encanta.

Italo Sabino

Italo Sabino comentou 7 anos atrás

Massa, realmente surpreendente!!

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Clebia, adoro seus textos!! Estou fascinado para conhecer lá! :)

Clebia Sabino

Clebia Sabino comentou 7 anos atrás

Caio, realmente o país impressiona. Tenho certeza que quando conhecer também irá ficar fascinado.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Aswan,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.