A encantadora cidade de Alexandria


  Alexandria  3238 visualizações

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 1

Alexandria, a maior capital do mundo antigo que foi palco de muitas Histórias de intrigas, romances e prosperidade.

Quem não conhece a Hisória de Cleópatra, que foi a rainha mais marcante da antiguidade se tornando a maior protagonista do filme de muito sucesso no mundo todo que leva o seu nome "Cleópatra".
Alexandria é hoje a segunda cidade maior do Egito. Desenvolvendo-se rapidamente devido sua localização estratégica no Mediterrâneo, por estar bem próxima da entrada da foz do Rio Nilo e também possuía bastante fornecimento de água doce.
Após o café da manhã no hotel, cedinho saímos. Um percurso de 220km em uma estrada tranquila e como falei sem buracos rss.
Ao passarmos pelo pedágio o guarda logo pediu para verificar a minha câmera pois não se pode tirar fotos do exército. Após sua confirmação no qual mostrei a ele as fotos que bati que foi apenas do prédio do pedágio, nos liberou. Qua susto!

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 2

Alexandria foi durante muitos séculos, o centro do conhecimento mundial, político, intelectual e cultural. Era a cidade na época que inspirava os mais importantes filósofos da Antiguidade, sendo visitada por muitos, alguns permanecendo e morando definitivamente no local.

Ainda conserva muitos vestígios da Antiguidade, os bondes elétricos, castelos, museus e monumentos, sua culinária recebeu a influência ocidental e do oriente com especialidades árabes, comida mediterrânea e frutos domar.

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 3

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 4

Visita a Coluna de Pompeu. Uma gigante coluna feita de granito vermelho de Aswan que encontra-se ainda em cima de um monte no sítio arqueológico, ao lado de duas esfinges, erguida na época como um triunfo comemorando a vitória do imperador romano na época Diocleciano sobre uma revolta em Alexandria.

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 5

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 6

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 7

A Biblioteca de Alexandria

Possui um dos acervos mais importantes do mundo, sendo construída antigamente dentro de um dos Palácios, e durante muito tempo foi responsável pela cultura grega e egípcia. Com o passar do tempo devido aos saques, incêndios e outros motivos perdeu-se muitos acervos importantes para o mundo e a História, sendo parcialmente destruída após as guerras.

A Unesco contribuiu bastante investindo em sua recuperação.

Hoje muitos visitantes do mundo inteiro estão a procura dos conhecimentos que mais marcaram a História da Antiguidade.

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 8

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 9

Catacumbas de Kom El Shoqafa

Também uma das sete maravilhas do mundo medieval. Constituída de três andares, com vários túmulos cavados nas rochas com mais de 20m de profundidade que serviam de sepultura para os cristãos. O primeiro andar está submerso pela água subterrânea onde não temos acesso. A entrada conduz a uma escada de forma espiral com degraus no qual descemos em torno de um poço onde no fundo ainda tem água subterrânea. As aberturas nos lados do poço foram feitas para que entre a luz natural no qual ilumina os degraus para que os visitantes possam visualizar melhor. Impressionante!

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 10

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 11

Visita a Fortaleza de Qaitbay, construída pelo sultão Qaitbay, erguida para proteção do porto de Alexandria, sob os ruínas do famoso Farol, que em 1994 foram encontrados blocos de pedra e estátuas do mesmo. A bela e gigantesca construção foi durante muito tempo a estrutura mais alta feita pelos homens, uma das sete maravilhas do mundo antigo. O Farol foi construído com o objetivo de iluminar quando da passagem dos marinheiros. Tinha em cima uma Torre com uma chama que ficava constantemente acesa. Em seu topo uma estátua de Poseidon, deus do mar.
Após um forte terremoto que atingiu a ilha de Faros o Farol foi destruído. Mais tarde, em 1480, as pedras que restaram da construção original foram utilizadas na construção de um forte, edifício que permanece até hoje no lugar do Farol de Alexandria, que é a Fortaleza de Qaitbay.

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 12

Clebia Sabino adicionou foto de Alexandria Foto 13

Logo após almoçamos em um restaurante típico local, e comi uma linguiça super gostosa mas quando soube que era de vísceras de boi, aff! não tive mais coragem de comer o restante, dá pra entender? Caminhamos um pouco pelas ruas da cidade apreciando as lojas e me chamou atenção um caixa eletrônico bem em cima da calçada e uma pessoa sacando dinheiro, pense que tranquilidade! Ah se isso fosse possível em nosso país! Um dia chegaremos lá.

Pegamos novamente a estrada retornando ao Cairo. Descansar para o próximo dia.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Uau! Sonho de consumo de bibliotecário conhecer esse lugar, por conta da história que envolve a Biblioteca de Alexandria que aliás, era a única coisa que sabia do lugar, bom saber que tem muito mais! Obrigada.

Clebia Sabino

Clebia Sabino comentou 7 anos atrás

Sim Lou Alexandria continua bela e com muitas Histórias para conhecermos. Espero que realize seu sonho assim como eu realizei.

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

que maximo Clebia, quanta história guardada nessa biblioteca, com certeza Egito é um dos meus roteiros do ano que vem...

Clebia Sabino

Clebia Sabino comentou 7 anos atrás

Rosana realmente o país impressiona muito pela riqueza da História e belezas naturais.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Alexandria,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Perguntas relacionadas

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.