10 PRAIAS INCRÍVEIS FORA DA CIDADE MARAVILHOSA


  Rio de Janeiro  2346 visualizações

Vai pensando que praia no Rio de Janeiro é só Copacabana. E também não é só Ipanema, Leblon nem Arpoador. O estado tem uma das costas mais bonitas do Brasil e vale a pena sair da Cidade Maravilhosa para dar uma conferida.

Nessa pegada, a gente selecionou dez praias lindas fora da capital para você dar um tchibum e ficar lagarteando debaixo do sol (tá, tem uma que fica na Barra, mas é quase fora da cidade, vai).

Praia do Sono (Paraty)

Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 1

Essa maravilhosa praia que abriga uma comunidade de pescadores é acessível por uma trilha que leva cerca de uma a duas horas a partir da Vila do Oratório, próxima ao Condomínio das Laranjeiras. Localizada na Reserva Ecológica da Juatinga, é um paraíso de águas transparentes e areia branquinha, com amendoeiras que fazem as vezes de guarda-sol na orla.

O entorno também é espetacular. Tome um banho nas piscinas formadas pelo córrego da Jamanta (especialmente o Poço do Jacaré) ou se refresque na Cachoeira da Conceição. Se o seu espírito aventureiro ainda estiver inquieto, siga em frente para as praias desertas e selvagens de Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra.

Tem muita coisa para curtir. Recomendamos fortemente que você fique mais de um dia, em um dos 17 campings ou em alguma das poucas pousadas do lugar.

Azeda e Azedinha (Búzios)

Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 2

O nome dessas duas praias contíguas se deve às águas verde-limão que banham sua orla. Com mar sossegadíssimo e piscinas naturais, essas pequenas faixas de areia são acessíveis de carro ou a pé – e recomendamos fortemente que você opte pela segunda opção. A caminhada é linda e você vai curtir o visual da cidade toda, partindo do centro, passando pela Orla Bardot e atravessando a bela Praia dos Ossos (imprópria para banho por causa do tanto de barco que atraca lá) até chegar na escadaria que dá para as irmãs azedas.

Se você for no verão, fique esperto porque as praias lotam. Aproveite a alta concentração de baladeiros na cidade para acordar cedo e pegar um lugar antes que os pudins de cachaça cheguem.

Dois Rios (Ilha Grande)

Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 3

Se você curte pescar ou surfar, aqui é o lugar ideal. Como a ilha está voltada para o mar aberto, as ondas são muito boas e a variedade de peixes é muito grande. A vila que dá para a praia abrigou durante muito tempo o presídio de Ilha Grande, que ficou famoso nos tempos de ditadura por ter enclausurado estudantes subversivos e criminosos de alta periculosidade. Dizem, inclusive, que ali nasceu o Comando Vermelho.

Mas se o comando é vermelho, as areias são amarelas e as águas, azul-esverdeadas. A praia é cercada por dois rios, bons para banho, e o clima é ideal para esquecer dos problemas da vida. Isso sem falar no visual: basta dar uma olhadinha na foto acima.

Aventureiro (Ilha Grande)

Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 4

Foto: Deixa de Frescura

Esse aqui é o Super Trunfo da lista, destinado ao viajante Crocodilo Dundee-Leão da Montanha-Chuck Norris. E não precisa comer pênis de jegue que nem o Álvaro Garnero para ser considerado um AVENTUREIRO de verdade. Essa praia fica na Costa Sul de Ilha Grande, numa vila de pescadores de 150 habitantes. Na alta temporada, a praia tem uma lotação razoável, mas no resto do ano ela será toda sua.

Chegar e sair de lá é um perrenguinho. Não há muitos barcos que fazem a viagem, e todos eles saem de Angra dos Reis. Além disso, não há barcos turísticos para lá – o ideal é que você chegue com uma turma grande e negocie com alguém lá. Além disso, o trajeto é perigoso – como estamos falando de mar aberto, qualquer ressaca suspende as travessias, então é bom você ficar esperto com relação às datas de saída e de chegada.

Antes de pegar o barco, você tem que pegar uma autorização no prédio da Turisangra, porque o local fica numa área de preservação. Recomendamos que você telefone para confirmar a disponibilidade, pois a lotação máxima permitida é de 560 pessoas.

Você levará de duas a três horas para chegar lá, a depender do barco que você pegar (é a diferença da CG para o Camaro Amarelo do Munhoz e Mariano). Há também a opção de pegar um barco até Provetá e de lá fazer uma trilha de 2h30 até Aventureiro. Depois disso, você vai passar por um cipoal que passa por cima de um desfiladeiro com pedras pontudas embaixo. Pendure-se num cipó que nem o Tarzan.... Brincadeirinha. Assim que o barco atracar, e só aproveitar.

São quatro praias paradisíacas: Aventureiro, Demo, do Sul e do Leste. Inevitavelmente, você vai ter que se hospedar em Aventureiro, porque é onde há os campings e as outras ficam em reserva ambiental. É ideal tanto para banho quanto para surf: ondas perfeitas e águas cristalinas.

Ali a pegada é roots: não há energia elétrica, sinal de celular nem pousada, então você terá que se hospedar em um dos dezoito campings ou alugar um quarto na casa de algum dos pescadores locais.

Praia do Farol (Arraial do Cabo)

 Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 5

 Crédito: Viagens Cinematográficas

Sob proteção da marinha, a Praia do Farol tem visitas controladas e a estadia não pode durar mais que uma hora. Mas vale a pena pegar um barco na Praia dos Anjos e conferir a praia que é considerada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) como a melhor do Brasil em termos de transparência da água e qualidade da areia.

Uma das capitais nacionais do mergulho, não é preciso sequer material para ver o Bob Esponja pedindo um hambúrguer de siri para o Sr. Sirigueijo.

José Gonçalves (Búzios)

Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 6

Com apenas 100 metros de extensão, é um dos lugares mais tranquilos de Búzios, acessível apenas por uma estrada de terra. É uma praia selvagem, ideal para a prática do surf, que fica na Reserva Ecológica das Emerências, contornada por pedras, costões e matas nativas. Aproveite para pedir petiscos, tomar uma gelada e conferir a arquitetura da Barraca do Ranieri, um atrativo do lugar.

Lopes Mendes (Ilha Grande)

Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 7

Praia mais famosa da Ilha Grande, já foi considerada a melhor do Brasil fora do Nordeste. Com águas rasas e transparentes (embora o mar seja bastante traiçoeiro), sua orla plana tem 3 km de areia branca e firme.

Numa pegada bem natural, não bar, restaurante nem banheiro. Para chegar, pegue um barco até a Praia do Pouso e ande 20 minutinhos. Se estiver no pique, dá para fazer a trilha de 10 km a partir da Vila do Abraão (o centrinho da Ilha), mas há muitas subidas e descidas. Se você estiver na dieta do chá (picanha, xá comigo... salada, xá pra lá) vai levar mais de 3 horas para completa-la; se estiver em forma, em uma horinha e meia você chegará ao seu destino.

Pontal (Arraial do Cabo)

Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 8

Alguns a consideram a praia mais tranquila de Arraial do Cabo. Fica a 4 km do centro e tem 700 m de extensão, coberta por uma bela vegetação de restinga e com algumas dunas. Ali, você poderá nadar junto aos peixes e, se tiver sorte, ver uma ou outra tartaruga. Se tiver tempo, pegue um caiaque e faça a travessia até a Ilha do Pontal, onde há um vasto território a ser explorado.

Praia do Forno (Arraial do Cabo)

 Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 9

Uma das praias mais frequentadas da cidade, mas certamente uma das mais bonitas. Assim como para ir à Praia do Farol, aqui o acesso é pela Praia dos Anjos, mas não precisa pegar barco: basta fazer a trilha e em meia horinha você chega lá. Chegando, você vai passar por um mirante que vai te proporcionar uma vista desconcertante do lugar. Mergulho é tarefa obrigatória, com corais maravilhosos que merecem ser vistos.

 Prainha (Rio de Janeiro)

 Antonio Mammi adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 10

A gente tinha prometido que não ia incluir nada da capital, mas essa praia é tão afastada que você nem vai se sentir na mesma cidade do Cristo Redentor. Seguindo adiante após a Praia da Barra, você entrará na Reserva Ambiental do Grumari, onde ficam as estonteantes Prainha e Praia de Grumari. A primeira é o lugar ideal para surfar e a segunda é um pouco mais sossegada. A viagem de carro até lá também é um show a parte.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Rio de Janeiro,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.