10 incríveis parques de São Paulo


  São Paulo  4331 visualizações

Quando se pensa em São Paulo, as imagens que geralmente nos vem à cabeça são as das ruas aglomeradas de pessoas, horas de engarrafamento e altos prédios, mas não é apenas a isso que se resume. Para aqueles que procuram um pouco de sossego de toda a correria dessa imensa cidade, há uma grande variedade de áreas verdes para lazer que poucas pessoas sabem que existem. São cerca de 90 parques municipais onde você pode fazer piquenique, praticar atividades físicas ou simplesmente aproveitar um pouco da natureza que contestam o mito de que São Paulo é feita apenas de concreto. Para saber um pouco mais sobre esses parques, nós preparamos uma lista dos dez melhores de São Paulo, assim você saberá para onde escapar quando estiver se sentindo sobrecarregado com a rotina corriqueira.

1. Parque Anhanguera

É o maior parque de São Paulo, com mais de nove quilômetros quadrados de vegetação de mata atlântica, sendo que apenas 400 mil metros quadrados de sua área total é aberta para visitação; o restante é restrito para preservação de seu ecossistema e diversidade biológica. Para atividades de lazer, o parque conta com campos de futebol, lagos, quiosques, ciclovia, anfiteatro, pista de corrida, playground e aparelhos de ginástica, além de um centro de manejo de animais silvestres e escola de marcenaria.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 1

Foto: Áreas Verdes da Cidade

2. Parque Ibirapuera

Esse é provavelmente o mais popular de São Paulo, já tendo recebido título de melhor parque urbano do mundo pelo jornal britânico The Guardian. Possui cerca de dois quilômetros quadrados repletos das mais variadas atrações – são sete quadras poliesportivas, lago, espaço para piquenique, pista de cooper, playground e ainda diversos atrativos culturais, como Jardim das Esculturas, Planetário, Bosque da Leitura, Auditório Ibirapuera, os museus de Arte Moderna, de Arte Contemporânea e Afro Brasil, Praça da Paz, entre muitos outros.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 2

3. Jardim Botânico

Para quem realmente pretende fugir de todo o movimento da capital paulista e procura um lugar com muita tranquilidade, esse é o parque ideal para visitar. O sossego se deve às regras impostas, sendo proibido a entrada de animais, churrasqueiras, bolas, skates, bicicletas, etc., e também de qualquer tipo de barulho excessivo. Para curtir os 143 hectares de sua área total, você irá passear pelos orquidários, gazebos floridos, lagos, pontes, estufas, museus, trilhas, escadarias históricas e belíssimos jardins com as mais diversas espécies de flora, além de poder fazer piqueniques em meio à toda essa beleza natural.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 3

Foto: Passeios Baratos em SP

4. Parque Villa-Lobos

Esse parque ainda é relativamente novo se comparado aos outros (foi inaugurado há apenas 17 anos atrás), mas não deixa de ser um dos mais completos e populares da cidade. Com uma área de aproximadamente 730 mil metros quadrados, abriga ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica, pista de cooper, bosque com espécies de vegetação de mata atlântica e um grande anfiteatro com capacidade para até 750 lugares. Estima-se que, nos dias de semana, até cinco mil pessoas passam pelo parque; nos sábados, esse número aumenta para vinte mil pessoas; nos domingos, chega até trinta mil.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 4

Foto: Alf Ribeiro

5. Parque do Carmo

Com um pouco menos de dois quilômetros quadrados, esse parque costumava ser uma fazenda do século 19 até ser transformado em uma das maiores e mais belas áreas de lazer de São Paulo. É conhecido por receber a “Festa das Cerejeiras”, que comemora a árvore símbolo do Japão (as cerejeiras-de-Okinawa), pois abriga em seu famoso bosque várias árvores dessa mesma espécie e que atualmente se tornou a marca da comunidade nipônica que vive na região. Além disso, é possível achar diversas outras espécies de flora e fauna e também muitas outras atrações, como museus, monumentos, lagos, pista de cooper, viveiros, ciclovia, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, churrasqueiras, playgrounds, quiosques, gramado para piquenique, etc.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 5

Foto: Jornal O Retrato

6. Parque Burle Marx

Criado pelo famoso artista plástico e arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx, esse é um dos mais belos parques de São Paulo. Apesar de contar com as mesmas opções de atividades de lazer, como pista de cooper, playground e aparelhos de ginástica, sua proposta real é mais contemplativa, onde você poderá passear e observar as esculturas, os espelhos d’água, o gramado de duas cores que imita um tabuleiro de xadrez, a arquitetura da Casa de Taipa e Pilão e também o belíssimo jardim de mesmo nome, que tem quatro mil metros quadrados cobertos por palmeiras imperiais. O parque também oferece outros tipos de atrações aos finais de semana, como um festival de food truck, feira orgânica, shows eventuais e aulas de ioga, pilates, crossfit, etc.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 6

Foto: Porto Bello

7. Parque da Cantareira

Tombado pela Unesco, a Cantareira é uma das maiores áreas de mata nativa dentro de uma região metropolitana do mundo. Possui cerca de oito mil hectares distribuídos por quatro cidades, sendo elas São Paulo, Mairiporã, Guarulhos e Caieiras, e abriga diversas espécies de flora e fauna (algumas delas ameaçadas de extinção), além de inúmeras nascentes e cursos d’água. É dividido em quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, que conta com museu, anfiteatro e três trilhas que fornecem de seu topo uma bela vista panorâmica da cidade; Águas Claras, com trilhas que passam por pequenas corredeiras e quedas d’água e por vegetação de samambaias, bosques e pinheiros; Engordador, cujas trilhas levam aos riachos e cachoeiras; e Cabuçu, com anfiteatro, centro de visitantes, playground e outras trilhas.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 7

Foto: Quatro Cantos do Mundo

8. Parque Alfredo Volpi

Antigamente, esse parque era conhecido como “Bosque do Morumbi”, mas foi logo alterado para Alfredo Volpi para homenagear um dos maiores pintores da história. Com uma área de cerca de 140 mil metros quadrados e muito arborizada, abriga diversas mesas e bancos para piquenique, trilhas em meio à mata atlântica, lagos e nascentes, pistas de caminhada, playground e mais de cem espécies de animais que compõem sua fauna local.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 8

Foto: Cidade de São Paulo

9. Parque Cemucam

O Centro Municipal de Campismo (Cemucam) é o único parque municipal que está fora dos limites da cidade paulista – sua localização é em Cotia, mas ainda assim é administrado pela Prefeitura de São Paulo. Conta com cerca de 120 espécies de animais e área coberta por vegetação de mata atlântica, além de diversas opções de lazer que incluem quiosques, churrasqueiras, campo de futebol, ciclovia, pista de cooper, trilhas, bosque, gramado para piquenique, playground, quadra poliesportiva e ainda um antigo e grande casarão que serve como salão de eventos com capacidade para até 200 pessoas.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 9

Foto: Prefeitura de São Paulo

10. Parque Barragem da Guarapiranga

Um dos mais novos parques de São Paulo, inaugurado em 2010, tem cerca de 90 mil metros quadrados e circunda a represa de Guarapiranga, de onde é possível observar aves e barcos da região. Apesar de não ser muito arborizada e não possuir muitos bancos para descanso e nem lanchonetes, conta com uma belíssima paisagem e também com pista de caminhada, ciclovia, praça, píer, campo de futebol, playgrounds e horta-escola. Além disso, abriga o monumento aos “Heróis da Travessia do Atlântico”, que homenageia os aviadores pioneiros na travessia do Atlântico Sul.

DUBBI  adicionou foto de São Paulo Foto 10

Foto: Áreas Verdes da Cidade

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Adoro o Jardim botânico de São Paulo, é realmente o que diz o post. Mas a foto está errada rs

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Já coloquei os outros 09 na lista, só conheço o Ibirapuera.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Paulo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.