10 cidades para fazer intercâmbio no Reino Unido


  Brighton, Bournemouth, Nottingham, Liverpool, Manchester, Edimburgo, Cardiff, Belfast  10833 visualizações

Londres é a cidade favorita dos estrangeiros para estudar no Reino Unido, seja por causa das universidades centenárias ou pelo estilo de vida cosmopolita e com opções para todos os gostos e tribos.

Mas convenhamos que a capital inglesa não é a mais barata do mundo. Sem contar que há quem prefira um clima de interior para estudar, com distâncias mais curtas entre a moradia e o curso de inglês ou a faculdade.

A variedade de cursos, em áreas como engenharia, administração, arquitetura, biologia, comunicação, assim como bacharelados, mestrados, MBAs e doutorados, atraem estudantes do mundo inteiro.

Consultamos alguns viajantes para indicar as melhores cidades do interior para fazer intercâmbio no Reino Unido.

**

Brighton (Inglaterra)
Cidade praiana e com gente descolada, o viajante pode escolher Brighton pela “semelhança” com o Brasil. O destino atrai principalmente designers, profissionais de comunicação e artistas, pessoas bastante comunicativas e que tornam o clima ainda mais leve.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 1
Foto: Divulgação/Shutterstock

Brighton abriga duas universidades que estão entre as de maior produção intelectual do Reino Unido: Brighton e Sussex. Com 150 mil habitantes, o local conta com parques, bares, restaurantes e festas --além de estar pertinho de Londres, a apenas uma hora de trem.

Bournemouth (Inglaterra)
Um dos motivos que atraiu a viajante Giulianna Mangabeira para Bournemouth, ao sul de Londres, foi por ela ser considerada “a cidade mais ensolarada da Inglaterra”. Com quase 200 mil habitantes e localizada em uma região turística, é preciso disciplina para não deixar os estudos de lado e ficar só na curtição em suas praias e festas. É como se fosse uma Austrália em pleno Reino Unido.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 2
Foto: Divulgação/Shutterstock

Os intercambistas voltam citando a vantagem de ter poucos brasileiros por lá (nada contra, mas convém manter o português distante se você quer aprender um novo idioma). O local abriga a Bournemouth University e várias escolas de inglês.

Nottingham (Inglaterra)
No norte da Inglaterra, a duas horas de Londres, Nottingham é um dos destinos mais em alta para fugir de capitais do Reino Unido, pelo sossego e preço em conta. A mais famosa instituição de ensino é a The University of Nottingham. A Nottingham Trent University é mais nova, mas ainda assim bem conceituada.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 3
Foto: Divulgação/Shutterstock

A cidade de 300 mil habitantes tem muitos parques e áreas verdes, como Fores Park & Ride, The Meadows Recreation Ground e a lendária Sherwood Forest, onde Robin Hood teria vivido. Vida noturna também não falta, e o pub Ye Olde Trip to Jerusalem, inaugurado no ano 1189, não deixa mentir.

Oxford e Cambridge (Inglaterra)
Apesar de não serem tão perto uma da outra (a distância entre elas é de quase duas horas de carro), há muitas semelhanças entre Oxford (por volta de 150 mil habitantes) e Cambridge (cerca de 120 mil habitantes) --ambas são cidades totalmente universitárias e com duas das instituições de maior prestígio do mundo: a University of Oxford e University of Cambridge.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 4
Foto: Divulgação/Shutterstock

Pensar nelas e ver seus brasões é associar aqueles prédios a grandes cientistas que por lá estudaram, como Isaac Newton. Ser selecionado para um intercâmbio nelas é um processo extremamente concorrido e difícil, mas  só de estudar inglês nesse ambiente com certeza ajudará na formação pessoal e profissional de qualquer estudante.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 5
Foto: Divulgação/Shutterstock

Manchester e Liverpool (Inglaterra)
Há muitas semelhanças também entre as duas cidades do norte da Inglaterra, separadas por apenas uma hora de carro. Além de terem dois dos times de futebol mais poderosos do mundo e de serem parte importante da Revolução Industrial, as duas recebem milhares de intercambistas todo ano.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 6
Foto: Divulgação

A University of Liverpool e a University of Manchester estão entre as mais conceituadas instituições do Reino Unido, e as cidades também oferecem boas escolas de idiomas. Nem é preciso falar que a vida noturna de duas das maiores cidades da Inglaterra é bastante movimentada, né? Os Beatles não deixam mentir.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 7
Foto: Divulgação

Edimburgo (Escócia)
A capital escocesa deve muito a J. K. Rowling por ter dado uma turbinada em seu turismo. Os livros do bruxo Harry Potter foram fortemente inspirados em Edimburgo, local onde a escritora morou por alguns anos.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 8
Foto: Divulgação/Shutterstock

E isso reflete também no intercâmbio: muitos estudantes escolhem a cidade para se sentirem mais próximos do personagem e fazer tours como a Potter Trail. Bom, deixando um pouco de lado a Pottermania, as universidades Heriot-Watt e Edimburgh aparecem em lista do jornal The Guardian entre as 20 melhores instituições do Reino Unido.

Belfast (Irlanda do Norte)
Dois motivos sempre são apontados como determinantes na hora de escolher um lugar para fazer intercâmbio: preços baixos e poucos brasileiros. E a capital da Irlanda do Norte, de quase 300 mil habitantes, reúne os dois. Talvez por ficar mais afastada, Belfast acabe sendo menos procurada.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 9
Foto: Divulgação

Mas quem for não vai se arrepender, pois tem tudo que uma típica cidade do Reino Unido precisa: ótimas universidades (como a Queen’s University Belfast) campos verdes para fazer piquenique, jovens universitários e ótimos pubs para comemorar o intercâmbio com novos amigos. Cidade de estaleiros e produção naval, nas visitas aos museus de Belfast você ainda pode aprender sobre a história do Titanic, que foi construído lá.

Cardiff (País de Gales)
Completando o roteiro de cidades do Reino Unido para fazer intercâmbio, mais uma capital na lista: Cardiff, maior aglomerado urbano do País de Gales. A Cardiff University é a instituição mais conhecida do país. Assim como Irlanda do Norte e Escócia, a vida é um pouco mais barata por lá.

Caio Martins adicionou foto de Brighton,Bournemouth,Nottingham,Liverpool,Manchester,Edimburgo,Cardiff,Belfast Foto 10
Foto: Divulgação/Shutterstock

O município e seus arredores têm um quê de interior e tranquilidade, com muitas ovelhas --tanto que reza a lenda que há mais desses bichos do que pessoas pela região. Uma vez em Cardiff, o estudante pode curtir parques naturais ao sul e a praia mais famosa do Reino Unido, a Rhossili Bay, em Swansea.

 

Gostou? Já estudou no Reino Unido? Conte para a gente aqui em baixo!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sola no Mundo

Sola no Mundo  comentou 7 anos atrás

Demaais!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brighton, Bournemouth, Nottingham, Liverpool, Manchester, Edimburgo, Cardiff, Belfast,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.